sábado, 27 de junho de 2009

No marketing esportivo, o importante não é competir. É vencer.

O estudo é muito interessante, realizado pela empresa brasileira J. Cocco Sport Marketing, nos apresenta, como nos diz a sua autora, não apenas a abordagem do entretenimento e lazer mas sob «um enfoque empresarial». Esta empresa dedica-se há mais de 30 anos nas actividades de administração, deporto e marketing, tendo criado o Rank Sport Marketing, que, segundo afirma, é «a única ferramenta disponível e confiável para avaliação e adequação do patrocínio desportivo». A J. Cocco Sport Marketing «utiliza o PhotoMind, um processo que fotografa e mede o grau e a qualidade de memorização que os espectadores tiveram após a realização de um evento». O estudo foi realizado no Brasil, como se pode comprovar com o «ranking geral genérico de adequação das modalidades ao marketing desportivo». Entre 55 modalidades, o xadrez aparece no modestíssimo 38º lugar neste estudo de Abril de 2009, descendo dois lugares em relação ao estudo de Outubro de 2006. O estudo é efetuado de acordo com 20 critérios, entre os quais adequação aos sexos, às faixas etárias e sócio-económicas, cobertura geográfica e população potencial e praticante, qualidade da marca da modalidade, visibilidade da imprensa, consolidação da modalidade, entre outros. Ranking geral genérico de adequação das modalidades ao marketing esportivo (o Ranking é atualizado permanentemente). Fonte: Rank Sport Marketing

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